PROCEDIMENTO TERAPÊUTICO

PUNÇÃO E BIÓPSIA DE TESTÍCULO

A biópsia testicular é um procedimento que retira os espermatozóides diretamente do testículo através de uma cirurgia que retira uma micro porção deste órgão, normalmente para a realização da fertilização in vitro ou ICSI (injeção intracitoplasmática de espermatozoides) e ela é principalmente feita para alguns homens não apresentam espermatozóides no espermograma. Nestes casos é realizada a punção testicular, para retirada dos espermatozóides diretamente do testículo ou epidídimo.

AGENDAR CONSULTA COM ESPECIALISTA EM REPRODUÇÃO HUMANA

O procedimento

O procedimento é simples, realizado com anestesia local, no qual o médico extrai por punção os espermatozóides. É a primeira escolha em casos de homens vasectomizados.
Caso na punção não sejam obtidos espermatozóides, no mesmo momento e também com anestesia local realiza-se a biópsia testicular, procedimento relativamente mais complexo porém com melhores chances de recuperação de espermatozóides.


DÚVIDAS SOBRE PUNÇÃO E BIÓPSIA DE TESTÍCULO

Quando a biópsia e punção testicular é necessária?
Normalmente as técnicas de biópsia testicular são indicadas para pacientes azoospérmicos, ou seja, que não apresentam espermatozóides em seu esperma, condição detectada em um exame de espermograma, sendo necessária uma busca com maior precisão. Também pode ser indicada diretamente a homens que fizeram uma vasectomia que não pode ser revertida.
Há contraindicações para a biópsia testicular?
A biópsia pode ser contraindicada para pacientes com doenças testiculares graves. Mas, no geral, não oferece riscos.
Como é feita a biópsia testicular?
O paciente se deita de costas sobre uma mesa de exame. A pele sobre o testículo é higienizada com uma solução anti-séptica, e a área em torno dela é coberta com um pano estéril. Um anestésico local será injetado na pele do escroto para a área se tornar dormente. Em seguida, uma pequena incisão é feita através da pele, e um pequeno pedaço de tecido testicular é removido com uma tesoura pequena. Um único ponto de costura é utilizado para fechar a incisão no testículo, e um outro ponto é utilizado para fechar a incisão na pele.
A biópsia testicular é feita para detectar câncer nos testículos?
O teste não é normalmente usado para detectar câncer de testículo. Quando há suspeita de câncer, um procedimento cirúrgico aberto é feito para confirmar o diagnóstico.

VAMOS AGENDAR CONSULTA?

Agende uma consulta conosco ou nos envie uma mensagem com sua dúvida.

E-MAIL
contato@ceperh.com.br

TELEFONE
(11) 3285 5801
Whatsapp: (11) 92000 3418

NOS ENCONTRE
 R. Maestro Cardim, 407 - Bela Vista, São Paulo - SP

ATENDIMENTO
8am-18pm

® Direitos reservados CEPERH. Desenvolvido por StudioI2R