PROCEDIMENTO TERAPÊUTICO

BIÓPSIA DO ENDOMÉTRIO PARA TRATAMENTO

A biópsia do endométrio pode ajudar no tratamento de Reprodução Assistida. O endométrio uma doença que se caracteriza pela presença de um tecido semelhante ao endométrio (camada que reveste o interior do útero e descama durante a menstruação) fora do útero, como nos ovários, trompas e intestino. E o seu tratamento depende de alguns fatores: estágio da doença, local onde a endometriose se instalou, sintomas e desejo de engravidar.

AGENDAR CONSULTA COM ESPECIALISTA EM REPRODUÇÃO HUMANA

A importância do diagnóstico precoce

A endometriose afeta cerca de seis milhões de brasileiras. Trata-se do crescimento, fora do útero, do endométrio – tecido que recobre a superfície interna do útero. Em estágios avançados, a doença chega a ser bastante incapacitante.
Sendo assim, diagnóstico precoce e atendimento multidisciplinar são requisitos fundamentais para melhor abordagem terapêutica. O tecido endometrial pode crescer na cavidade pélvica e infiltrar ovários (endometriomas), trompas, regiões retrocervical e retrouterina (posteriores ao colo e corpo do útero), vagina, intestino, bexiga e parede abdominal.

O endométrio que está fora da cavidade uterina também é sujeito aos efeitos hormonais ao longo do ciclo menstrual, podendo provocar alterações inflamatórias nesses locais e promover aderências entre os órgãos, além de cólicas menstruais, dor pélvica e dor à relação sexual. A endometriose tem tratamento e quanto mais cedo for iniciado melhor o prognóstico reprodutivo da mulher


DÚVIDAS SOBRE BIÓPSIA DO ENDOMÉTRIO

Como a endometriose surge?
Ainda não se sabe com exatidão como surge a endometriose. O que se sabe é que está relacionado com a menstruação retrógrada, ou seja, a volta do sangue menstrual pelas trompas para o interior do abdome. Alterações imunológicas também estão envolvidas neste processo.
Como desconfiar que você tem endometriose?
O quadro clínico é bastante variado, podendo englobar mulheres assintomáticas até outras com quadros muito intensos. Essas mulheres podem apresentar dores no baixo ventre, cólica menstrual, dor durante relações sexuais, sangramento na urina ou fezes durante a menstruação e dificuldade para engravidar.
Toda mulher com endometriose tem dificuldade para engravidar?
Nem todas as mulheres com endometriose tem dificuldade para engravidar, mas as mulheres com endometriose tem uma chance maior de apresentar este problema do que aquelas que não tem endometriose.
Como é feito o tratamento da endometriose?
A doença pode ser tratada com uma cirurgia denominada laparoscopia ou por meio de medicações. Além disso, ações que melhorem a qualidade de vida, como exercícios, alimentação saudável e psicoterapia, são favoráveis ao tratamento.

VAMOS AGENDAR CONSULTA?

Agende uma consulta conosco ou nos envie uma mensagem com sua dúvida.

E-MAIL
contato@ceperh.com.br

TELEFONE
(11) 3285 5801
Whatsapp: (11) 92000 3418

NOS ENCONTRE
 R. Maestro Cardim, 407 - Bela Vista, São Paulo - SP

ATENDIMENTO
8am-18pm

® Direitos reservados CEPERH. Desenvolvido por StudioI2R